terça-feira, 1 de abril de 2008

Os 7 desafios e as 21 propostas

Os 7 desafios e as 21 propostas de ação que a Juventude GLBT definiu e o E-JOVEM vai abraçar como bandeiras do movimento:

AGENDA 21 E-JOVEM Conferência Livre Nacional da Juventude GLBT Março/2008

1 Reduzir a homofobia
1. Que o governo lute ativamente contra a homofobia – principalmente criando leis específicas que assegurem os direitos da população GLBT (de preferência com punições educativas) e fiscalizando e fazendo cumprir as que já existem.
2. Formar parcerias com empresas seletoras de estagiários para que estas conscientizem as empresas contratadoras de que um jovem GLBT trabalha tão bem quanto um heterossexual, diminuindo a discriminação.
3. Oferecer capacitação de jovens para criação e gestão de ONGs, para que possam ter mais autonomia para lutar por seus ideais e direitos.

2 Combater a violência contra GLBT
4. Maior apoio financeiro do governo a grupos e programas que estimulem a interação entre GLBT e heterossexuais.
5. Mais segurança em espaços de freqüência e convivência GLBT – de preferência com policiais capacitados para respeitar a diversidade e que não sejam eles mesmos homofóbicos. 6. Estimular a criação de Conselhos de Combate à Homofobia nas três esferas.

3 “Sobreviver à escola” – Combater a homofobia na escola
7. Formar e informar melhor professores, diretores, funcionários, alunos e pais – professores, de preferência, ainda na faculdade! Que não ser homofóbico faça parte do processo de seleção de educadores e funcionários escolares.
8. Publicação de livro com histórias e depoimentos de alunos que sofreram homofobia na escola. 9. Atuação pró-ativa da escola para coibir o bullying homofóbico – por exemplo, espalhando cartazes com o texto de leis anti-discriminatórias para informar melhor a comunidade escolar – e desconstruir os padrões tradicionais de gênero.

4 Melhorar a prevenção de jovens GLBT às DSTs e ao vírus da AIDS
10. Campanhas e propagandas com personagens adolescentes e GLBT, sobre DST/AIDS.
11. Presença constante e contínua de programas de DST/AIDS nas escolas, com distribuição de preservativos.
12. Criação de novas embalagens de preservativos, mais divertidas, com referência a personagens, filmes, bandas etc.

5 Fazer com que as famílias aceitem/respeitem/ entendam seus filhos gays
13. Oferecimento de apoio psicológico e de assistência social às famílias nas comunidades – por meio de agentes capacitados para a diversidade sexual e as especificidades de adolescentes e jovens GLBT.
14. Criação de medidas que fortaleçam e protejam o grupo familiar – qualquer que seja o seu arranjo.
15. Divulgar e garantir a aplicação do ECA junto aos pais.

6 Dar visibilidade ao adolescente e jovem GLBT na área da Saúde
16. Formação específica para ginecologistas sobre lesbianidade.
17. Criação de material específico de sexo seguro para lésbicas.
18. Melhor atendimento dos jovens GLBT (especialmente travestis e transexuais) nos postos de saúde, com mais acompanhamento especializado quanto a DST/AIDS e conflitos psicológicos.

7 Dar visibilidade a adolescentes e jovens GLBT em produções culturais
19. Estimular a produção cultural GLBT, onde os produtores sejam os próprios jovens – por exemplo: Prêmios para jovens escritores GLBT.
20. Estimular atividades culturais e artísticas itinerantes pelo interior dos estados – por exemplo, Cinema na praça, com filmes que enfoquem a juventude GLBT.
21. Incentivar a mídia a falar contra a homofobia e dos GLBT de forma positiva – por exemplo, criando um prêmio anual para os veículos que se destacarem nessa área.

GRUPO E-JOVEM de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados
grupo@e-jovem. com
http://www.e-jovem.com/

eskimofln@yahoo.com.br - E-Floripa.

Nenhum comentário: